Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras

Normal view MARC view ISBD view

Desencontros / Jimmy Lioa

Main Author: Jimmy Liao, 1958- Language: por ; of original work, Inglês.Country: Portugal.Publication: Matosinhos : Kalandraka, 2014Description: [132] p. : muito il.ISSN: 9789897490262.Series: Livros para sonharAbstract: «… Ela vive num velho bloco de apartamentos num bairro dos arredores da cidade. Sempre que sai, onde quer que vá, vira sempre à esquerda. Ele vive num velho bloco de apartamentos num bairro dos arredores da cidade. Sempre que sai, onde quer que vá, vira sempre à direita…» Tão real como a própria vida, “Desencontros” é a história de duas personagens solitárias, com um certo vazio existencial, que, apesar de viverem separadas apenas por uma parede, não se conhecem e nunca se cruzam. A dupla estrutura narrativa e visual desta obra assenta, por um lado, num registo diarístico emocional e meteorológico, que se complementa com a presença de uma voz omnisciente, muito sensível; e, por outro, numa sucessão de ilustrações panorâmicas, em formato de vinheta, que, em determinadas passagens da narrativa, chegam a combinar cenas paralelas numa construção semelhante à do cinema ou da novela gráfica. Os leitores assistem ao encontro entre os dois protagonistas: um verdadeiro amor à primeira vista, mas infelizmente tão fugaz quanto efémero. A impossibilidade de se voltarem a encontrar, determinada por um acaso infeliz, a incerteza, a tristeza ou a resignação são as etapas seguintes que ambos percorrem numa peripécia vital, que se poderia resumir na expressão “tão longe mas tão perto”. Tudo isto até um desenlace inesperado que o autor deixa em aberto, submetendo-o à interpretação do leitor. Através deste drama quotidiano sobre a busca da felicidade, Jimmy Liao tece também uma reflexão sobre a rotina, o individualismo e o isolamento das pessoas num grande centro urbano, com recurso a um tom poético e melancólico, próximo e introspetivo, a par de abundantes paralelismos literários. A nível artístico, as imagens realistas mesclam-se com poderosas metáforas visuais, numa linguagem simbólica plena de referências pictóricas e arquitetónicas, onde a marca da passagem do tempo, através da mudança das estações, está sempre presente.Subject - Topical Name: Literatura, Outros géneros, [Publicações infantis]
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Current location Call number Status Date due Barcode Item holds
Texto Texto Biblioteca Municipal de Algés
Sala Infantil
I-LIT OUT-GEN JIM (Browse shelf) Available 020202565
Texto Texto EB1/JI de Porto Salvo (Agrupamento Aquilino Ribeiro)
Outras bibliotecas
I-LIT OUT-GEN JIM (Browse shelf) ESCOLA 110003015
Total holds: 0

Turn right

«… Ela vive num velho bloco de apartamentos num bairro dos arredores da cidade. Sempre que sai, onde quer que vá, vira sempre à esquerda. Ele vive num velho bloco de apartamentos num bairro dos arredores da cidade. Sempre que sai, onde quer que vá, vira sempre à direita…»

Tão real como a própria vida, “Desencontros” é a história de duas personagens solitárias, com um certo vazio existencial, que, apesar de viverem separadas apenas por uma parede, não se conhecem e nunca se cruzam. A dupla estrutura narrativa e visual desta obra assenta, por um lado, num registo diarístico emocional e meteorológico, que se complementa com a presença de uma voz omnisciente, muito sensível; e, por outro, numa sucessão de ilustrações panorâmicas, em formato de vinheta, que, em determinadas passagens da narrativa, chegam a combinar cenas paralelas numa construção semelhante à do cinema ou da novela gráfica.
Os leitores assistem ao encontro entre os dois protagonistas: um verdadeiro amor à primeira vista, mas infelizmente tão fugaz quanto efémero. A impossibilidade de se voltarem a encontrar, determinada por um acaso infeliz, a incerteza, a tristeza ou a resignação são as etapas seguintes que ambos percorrem numa peripécia vital, que se poderia resumir na expressão “tão longe mas tão perto”. Tudo isto até um desenlace inesperado que o autor deixa em aberto, submetendo-o à interpretação do leitor.
Através deste drama quotidiano sobre a busca da felicidade, Jimmy Liao tece também uma reflexão sobre a rotina, o individualismo e o isolamento das pessoas num grande centro urbano, com recurso a um tom poético e melancólico, próximo e introspetivo, a par de abundantes paralelismos literários.
A nível artístico, as imagens realistas mesclam-se com poderosas metáforas visuais, numa linguagem simbólica plena de referências pictóricas e arquitetónicas, onde a marca da passagem do tempo, através da mudança das estações, está sempre presente

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

© 2010-2018 Município de Oeiras

Certificação de Qualidade Câmara Municipal de Oeiras
//