Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras

Normal view MARC view ISBD view

Ennaea, ou applicação do entendimento sobre a pedra philosophal / por Anselmo Caetano Munhós de Avreu Gusmão e Castello Branco.

Main Author: Castello Branco, Anselmo Caetano Munhos de Abreu Gusmão e.Language: por .Publication: Lisboa Occidental : Na nova Officina de Mauricio Vicente de almeida, 1722/1723.Description: 2 v. ; 21 cm.Abstract: Obra do Doutor Anselmo Caetano Munhoz de Abreu Gusmão e Castelo Branco, natural de Soure, filho do Dr. António Munhoz de Abreu, formado em Cannes, e de Simoa Godinho da Rosa. Estudou latim, matriculando-se depois em Medicina, em que se doutorou. Segundo Barbosa Machado era “ornado de feliz memória, noticia das línguas mais polidas da Europa e não menos versado na lição dos Santos Padres, Sagrada Bíblia, disciplinas Matemáticas e mistérios ocultos da Quimica…”. Entre as várias obras que escreveu, destaca-se a Ennaea (vocabulário grego composto da preposição en e do substantivo nous, com o sentido de aplicação do entendimento). No Prólogo da sua obra, refere-se o autor que tencionava tornar este escrito público, depois de se publicarem outros textos de Enodato, pois queria que fosse como a coroa de toda a sua obra e a exemplo do que fizera Alberto Magno, deveria ser a última a tornar-se pública. Não o tendo conseguido, considera o Dr. Anselmo Caetano ser crédito para Enodato “principiar a impressão dos seus escritos por onde acabou de estampar os seus volumes… Santo Alberto Magno.”.Subject - Topical Name: Alquimia -- Tratados | Hermetismo -- Tratados Online Resources:Clique no seguinte para: | Clique no seguinte para: List(s) this item appears in: Memórias de Oeiras
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)

Offerecida ao Illustrissimo Senhor D. Francisco de Menezes, Conego da Santa Igreja Patriarchal.

Em rodapé: Com todas as licenças necessarias, e Privilegio Real

Obra dividida em parte primeira e parte segunda, encadernada num só exemplar

Encadernação inteira em pele.

Obra do Doutor Anselmo Caetano Munhoz de Abreu Gusmão e Castelo Branco, natural de Soure, filho do Dr. António Munhoz de Abreu, formado em Cannes, e de Simoa Godinho da Rosa. Estudou latim, matriculando-se depois em Medicina, em que se doutorou. Segundo Barbosa Machado era “ornado de feliz memória, noticia das línguas mais polidas da Europa e não menos versado na lição dos Santos Padres, Sagrada Bíblia, disciplinas Matemáticas e mistérios ocultos da Quimica…”. Entre as várias obras que escreveu, destaca-se a Ennaea (vocabulário grego composto da preposição en e do substantivo nous, com o sentido de aplicação do entendimento). No Prólogo da sua obra, refere-se o autor que tencionava tornar este escrito público, depois de se publicarem outros textos de Enodato, pois queria que fosse como a coroa de toda a sua obra e a exemplo do que fizera Alberto Magno, deveria ser a última a tornar-se pública. Não o tendo conseguido, considera o Dr. Anselmo Caetano ser crédito para Enodato “principiar a impressão dos seus escritos por onde acabou de estampar os seus volumes… Santo Alberto Magno.”

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

© 2010-2019 Município de Oeiras

Certificação de Qualidade Câmara Municipal de Oeiras
//